contact@meridapublishers.com | Canoas- RS, Brasil

NOTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

“Estou pensando em deixar a ciência por causa do meu nível de inglês” ou “meu inglês é muito ruim, sempre me senti em desvantagem” são algumas das experiências que vários de nossos colegas compartilharam comigo. Aprender inglês marca grande parte das oportunidades profissionais das pessoas no mundo, e no campo científico não é exceção.

Valeria Ramirez Castaneda

Microalgas são um grupo diversificado de microrganismos distribuídos nos ecossistemas aquáticos do mundo todo, com cerca de 72.500 espécies catalogadas (Torres-Tiji et al., 2020). Sob o termo “microalgas” estão os microrganismos algais com clorofila e outros pigmentos fotossintéticos, incluindo organismos procarióticos (ex. Arthrospira Platensis) e eucarióticos (ex. Chlorella vulgaris).

Ihana A. Severo

A obesidade é considerada epidêmica por natureza, pois afeta milhões de pessoas em todo o mundo, em todos os países, em todas as culturas e em todos os estratos sociais. Por esse motivo, a ciência tenta encontrar uma solução para o problema de várias perspectivas. Durante o tempo que durou essa busca, houve um momento em que alguns pesquisadores pensaram ter encontrado a chave para erradicar a obesidade. Eles estavam errados.

Dr. Javier S. Perona

Testes estatísticos multivariados são de capital importância para interpretação de resultados provenientes de estudos que envolvem interações tróficas em sistemas agrícolas. Apesar da considerável importância, menos de 5% dos artigos publicados na área têm explorado testes multivariados. As principais causas associadas ao não uso da análise multivariada é que os pesquisadores desconhecem tais técnicas, ou quando conhecem sentem-se inseguros para tal aplicação.

José Bruno Malaquias
Jéssica Karina da Silva Pachú
Francisco de Sousa Ramalho

Um vírus pode causar impacto na atmosfera? Por mais estranha que seja essa pergunta, a resposta é que sim. A pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, produziu mudanças temporárias muito profundas no cotidiano de muitos seres humanos, que acabaram impactando a atmosfera.

Neste caso, vamos falar sobre como o COVID-19 pode causar uma redução no número de descargas atmosféricas em algumas regiões do mundo.

Francisco Javier Pérez Invernón

Pretendo abordar esta nota de divulgação em dois aspectos que considero fundamentais para atribuir ou não à ivermectina (IVM) uma menor morbimortalidade por covid-19: 1) mecanismos moleculares da droga e 2) trabalhos de pesquisa publicados até o momento.

Considero o primeiro de extrema importância. Muitos podem pensar: “Não me importa como você faz isso, mas os resultados.” Isso não é aceitável.

María Triolo Mieses

As imagens de satélite contêm informações sobre a propagação da luz pela atmosfera em tempo real, representam a luz que interage com a atmosfera e a terra, ou seja, a luz refletida. Essas informações foram filtradas através da técnica de componentes principais, assumiu-se que as informações relacionadas à atmosfera estão contidas nos componentes secundários e terciários da imagem.

Semia Rafeh de Maddah

Neste artigo, vou contar uma história de tratamento, traição, punição e o incesto ocasional. Mas, não, não se trata de Game of Thrones, mas de figos, figueiras e vespas.

É uma história muito antiga, que começou antes mesmo de George R. R. Martin nos deixar esperando o fim de sua saga de livro. É uma relação de mutualismo que começou aproximadamente 70-90 milhões de anos atrás. No entanto, para saber antes, devemos saber algo muito importante sobre os figos.

Azucena Martín Sevilla

O humano, desde sua primeira aparição sempre teve um comportamento nômade na vida social. Em seguida, com o passar do tempo, graças ao desenvolvimento sociocultural e adaptabilidade, foi se modificando até criar o que hoje vemos como civilizações um pouco mais organizadas e estáveis. Devido a vários fatores, muitas vezes involuntários, o comportamento nômade persiste. Quando extrapolamos esse comportamento para vidas menos evoluídas…

Luis Guillermo Ramírez Mérida