
Cartas Do Norte

Joelma Fernandes de Oliveira
O livro Mães Atípicas no Caminho do TEA em Roraima é uma obra profundamente humana e sensível que se constrói a partir da escuta afetiva e da validação das experiências de mães cujos filhos estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco na realidade do estado de Roraima.
A autora, que se coloca no papel de ouvinte por ofício e paixão, transforma a escuta na forma mais genuína de amor e acolhimento. Ela se despe de julgamentos para receber a totalidade das narrativas. O livro é um caleidoscópio de vidas que expõe a dor, a angústia e a força dessas mulheres, que se cruzam pelo atravessamento do autismo.
A partir dos relatos, o leitor percorre a complexa jornada que inclui:
- O êxodo até o diagnóstico.
- A dor do luto pelo “filho idealizado”.
- O alívio de um diagnóstico compreensivo que direciona cuidados e terapias.
A obra aborda a atipicidade como um “não lugar” na sociedade, que não se abre para a diversidade das formas de ser e existir. Revela o medo – tanto das mães quanto dos filhos – e a culpa que perpassam essa trajetória.
Cada capítulo é uma dor desvelada, uma travessia de conhecimento e uma potente transformação de vida, mostrando como as famílias se rearranjaram após o diagnóstico. A grande tese do livro é que, embora o autismo seja, para a sociedade, o transtorno da desconexão, a maior desconexão reside na comunidade que segrega e se arma de barreiras contra quem não se encaixa.
Em um paradoxo tocante, essas histórias de solidão e desafios oferecem ao leitor companhia, conexão e espelhos. É um convite à sensibilização do olhar, celebrando a capacidade humana de viver em coletividade e transformar o preconceito em empatia.
Joelma Fernandes de Oliveira
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2019). Professora do Instituto Federal de Roraima (IFRR) no Departamento de Graduação (DEG), é também Coordenadora do Núcleo de Publicações e Presidente do Conselho Editorial do IFRR para o período de 2024-2026.
CAPÍTULO 1
Amor em Arco-Íris
Paloma Kelly de Souza Belo
CAPÍTULO 2
Quando o Amor Enfrenta o Silêncio: A Descoberta de Ser Mãe Atípica
Gisele Barbosa Araújo
CAPÍTULO 3
Descobrindo a Atipicidade
Enyedja Fabrícia de Lima Cruz
CAPÍTULO 4
Meu Iago é Deus que se Mostra para Mim Todos os Dias
Lana Cristina Barbosa de Melo
CAPÍTULO 5
“Não Prometi Ser Perfeita…”
Larissa Maria de Almeida Guimarães
CAPÍTULO 6
Entre Portas Fechadas e Caminhos Abertos: A Luta por Inclusão Escolar
Marcele Marília Costa de Brito
CAPÍTULO 7
TEAmo, Minhas Meninas
Juscyelly M. P. Bonomo
CAPÍTULO 8
De Repente, Mãe Atípica
Samila Antonia da Silva Almeida Costa
CAPÍTULO 9
Maternidade Atípica e Profissionalidade: Caminhos de Cuidado e Aprendizado
Joelma Fernandes de Oliveira
CAPÍTULO 10
Desafios da Mãe Atípica
Geovanna Marcelle Silva Beltrami
CAPÍTULO 11
Vivendo a Maternidade Atípica
Josiele Jesus Luz
